quarta-feira, 11 de junho de 2008

O Diário de Anne Frank


Uma garota de 13 anos documenta como era sua vida em plena 2ª Guerra Mundial, quando precisava se esconder com sua família para não ser enviada a um campo de concentação. Dirigido por George Stevens (Assim Caminha a Humanidade) e com Shelley Winters no elenco. Vencedor de 3 Oscars.


Ficha Técnica
Título Original: The Diary of Anne Frank
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 180 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1959
Estúdio: 20th Century Fox
Distribuição: 20th Century Fox Film Corp.
Direção: George Stevens
Roteiro: Frances Goodrich e Albert Hackett, baseado em peça teatral de Frances Goodrich e Albert Hackett e em diário de Anne Frank
Produção: George Stevens
Música: Alfred Newman
Fotografia: William C. Mellor
Desenho de Produção: Walter M. Scott e Stuart A. Reiss
Direção de Arte: George W. Davis e Lyle R. Wheeler
Figurino: Charles Le Maire e Mary Wills
Edição: David Bretherton, William Mace e Robert Swink


Elenco
Millie Perkins (Anne Frank)
Joseph Schildkraut (Otto Frank)
Shelley Winters (Petronella Van Daan)
Richard Beymer (Peter Van Daan)
Gusti Huber (Edith Frank)
Lou Jacobi (Hans Van Daan)
Diane Baker (Margot Frank)
Douglas Spencer (Kraler)
Dodie Heath (Miep)
Ed Wynn (Albert Dussell)


Sinopse
Holanda, 1942. Anne Frank (Millie Perkins) vive no sótão secreto de um estabelecimento comercial, juntamente com seus pais, Otto (Joseph Schildkraut) e Edith (Gusti Huber), e sua irmã Margot (Diane Baker). Além deles vive no local uma outra família judia, composta por Hans Van Daan (Lou Jacobi), Petronella Van Daan (Shelley Winters), Peter Van Daan (Richard Beymer) e Albert Dussell (Ed Wynn), um idoso dentista. Anne Frank, uma jovem de 13 anos, documenta sua vida enquanto se esconde da Gestapo da Holanda. Este refúgio foi providenciado por Kraler (Douglas Spencer) e Miep (Dodie Heath), bondosos proprietários de lojas. Por dois anos eles ficam escondidos, vivendo sempre na apreensão de saberem que podem ser traídos ou descobertos a qualquer momento e mandados para um campo de concentração. Apesar disto eles sonham com dias melhores, ao mesmo tempo em que Peter e Anne se apaixonam.


Pôsters
- Clique nos cartazes para vê-los ampliados em uma nova janela.





Imagens
- Clique nas imagens para vê-las ampliadas em uma nova janela.




Trailer
- Clique aqui para ver o trailer.


Premiações
- Ganhou 3 Oscars, nas seguintes categorias: Melhor Atriz Coadjuvante (Shelley Winters), Melhor Direção de Arte - Preto e Branco e Melhor Fotografia - Preto e Branco. Recebeu ainda outras 5 indicações, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Ed Wynn), Melhor Trilha Sonora e Melhor Figurino - Preto e Branco.

- Recebeu 3 indicações ao Globo de Ouro, nas seguintes categorias: Melhor Filme - Drama, Melhor Diretor, Melhor Ator - Drama (Joseph Schildkraut) e Melhor Atriz Coadjuvante (Shelley Winters).


Curiosidades
- A personagem Anne Frank foi oferecida a Audrey Hepburn, que a recusou devido a dois motivos: já havia aceitado a proposta para estrelar A Flor Que Não Morreu (1959) e, por ter morado na Holanda durante a 2ª Guerra Mundial, acreditava que realizar este filme traria más lembranças de perseguições a judeus que presenciou na época.

- Shelley Winters teve que ganhar 11 quilos para interpretar sua personagem em O Diário de Anne Frank. Durante as filmagens ela perdeu 6 quilos.

- Joseph Schildkraut, Lou Jacobi e Gusti Huber interpretaram os mesmos personagens na montagem na Broadway da peça teatral na qual o roteiro do filme é baseado.

- Pouco antes do início das filmagens da cena do Hanukkah, Shelley Winters deu a Millie Perkins um copo de scotch para que ela se acalmasse. A cena posteriormente teve que ser refilmada, já que Millie estava bêbada durante sua gravação original.

- Shelley Winters doou o Oscar que ganhou por sua atuação em O Diário de Anne Frank ao Museu Anne Frank, localizado em Amsterdã.

- Existe uma versão de 156 minutos.

Nenhum comentário: